Lucre ‘ouvindo’ sua intuição

Pessoas gerenciando as tarefas na empresa

Meu segundo emprego foi gerenciar uma pequena gráfica no bairro do Brás, em São Paulo. Ali confirmei minha vocação tanto para artes gráficas como para o jornalismo. Meu aprendizado pelo caminho editorial foi árduo, pois meu “professor”, Hélio Mitt, era um descendente de alemão muito exigente.

Os maquinários e o estoque de papel ficavam no térreo de um sobrado. Em cima, instalavam-se o escritório, a composição, o pastup e o fotolito. Ou seja, a produção se iniciava comigo, na parte de cima. Assim, tinha claramente a ideia do que devia ser produzido: papel, cores, formato etc.

Volta e meia, descia até o “chão de fábrica” para dar uma olhada no andamento da produção. Quando passava pela impressora, percebia, de longe, que algo estava errado. “Parece que esse trabalho não é dessa cor...”, pensava. E, imediatamente, ao conferir a ordem de serviço, confirmava: a cor estava errada.

Como a impressora era simples, pequena e monocolor, não era muito difícil lavá-la e recomeçar. Porém, isso tomava tempo, o material errado ia para o lixo e tudo tinha de começar de novo, além do estresse de saber que o “alemão” não encararia aquilo como um simples acidente de percurso, mas como desatenção, irresponsabilidade e falta de supervisão.

Há um ditado que diz que “o boi engorda sob os olhos do dono”. Mas, como nem sempre o dono pode ir até o pasto, o melhor que ele pode fazer é treinar alguém para ser os seus olhos.

Na prática, o dono ou esse seu representante precisam cultivar essas características:

  1. ‘Ouvir’ sua intuição — Se em determinado momento, algo dentro de você lhe disser para dar uma volta pelo chão de fábrica, vá.
  2. Atender a luz amarela — Se passar por determinada seção e a luz amarela dentro de você acender, pare e verifique de perto. Talvez ainda dê tempo de salvar seu pedido.
  3. Treinar o olhar — Olhe para seu funcionário como um todo e não apenas em parte. Se perceber que não está usando equipamentos de proteção individual (EPIs), chame a atenção dele e obrigue-o a se paramentar adequadamente. Isso pode salvar a vida dele.
  4. Entender a logística — O olhar gerencial deve ir longe e abranger num só instante todo o chão de fábrica e a linha de produção.

Ficamos com essas quatro sugestões, mas, com certeza, há muito mais a ser feito. Então, de acordo com suas experiências, faça sua própria lista e leve-a a sério. Além de diminuir seu índice de resserviço, seu lucro pode aumentar.

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